ASMA: COMA BEM, RESPIRE MELHOR

antiaircraft-defense-2082595_1920.jpg

As doenças respiratórias crónicas atingem cerca de 40% da população portuguesa com uma tendência de crescimento acentuada. 

A asma é uma inflamação crónica das vias aéreas, que se apresentam híper-reativas e obstruídas e, quando expostas a determinados estímulos, limitam o fluxo aéreo. Saber comer diminui a exacerbação da sintomatologia e melhora a qualidade de vida.

Alimentos que ajudam a combater a asma:

Água: a expetoração fluida depende da toma de água por dia (idealmente 2 litros);

Couve: os fitoquímicos, nutrientes presentes em vegetais e frutas de cores claras, ajudam a neutralizar os radicais livres. Estes podem causar danos nas células e tecidos e levar a doenças crónicas;

Carne ou peixe: a proteína mantem os músculos fortes e saudáveis (incluindo os que atuam no sistema respiratório);

Salmão: os ácidos gordos ómega-3 ajudam a proteger os pulmões de inflamações crónicas;

 

Chá preto: contem alcalóides xantínicos dos quais deriva o estimulante teofilina. A teofilina é um broncodilatador usado para abrir as vias aéreas e diminuir a dispneia (falta de ar);

Azeite cru: as gorduras monosaturadas e polinsaturadas são mais saudáveis que as saturadas (como a margarina).

Alimentos a evitar se sofre de asma:

Álcool: pode diminuir a frequência da respiração;

Fast-Food: os nitratos podem fazer aumentar as crises de asma;

Leguminosas: os vegetais que produzem gás podem aumentar a pressão intra-abdominal interferindo com a respiração;

Café: limitar o consumo é importante e pode interferir com a medicação;

Bebidas frescas e gelados: aumentam a bronco-constrição (diminuem o diâmetro dos brônquios);

Ovos e camarão: os sulfitos naturais dos ovos e os sulfitos utilizados para manter a frescura dos camarões congelados podem induzir reações alérgicas;

Especiarias: alimentos fritos ou picantes podem gerar desconforto na respiração devido ao inchaço do abdómen;

Sal: o excesso de sal (mais do que 2 gramas por dia) causa retenção de líquidos e pode interferir com o processo respiratório;

Açúcar: o excesso de dióxido de carbono na corrente sanguínea, resultante do metabolismo do açúcar, causa bronco-constrição.

A alimentação do asmático deve ser rica em vegetais e frutas, sempre frescos e com muita cor. Muito rica em vitaminas e minerais, mas também fitoquímicos, ou seja, uma variedade de substâncias com propriedades antioxidantes.

Alimentos ricos em poderosos antioxidantes são todas as folhas verdes (couves, grelos, espinafres, brócolos, couve de Bruxelas...), o chá verde, o cacau, o azeite, todos os legumes e frutas coloridos (tomate, abóbora, cenoura, melancia, abacate, citrinos, frutos vermelhos, entre outros).

Se tem excesso de peso (é porque ainda não veio à MindEat!), as refeições frequentes evitam a sensação de fome, sendo mais fácil controlar a ingestão. 

No caso de ser magra ou magro, as refeições grandes levam muito tempo a digerir, retirando a vontade de comer na próxima refeição. 

Escolha também alimentos com mais energia e fáceis de comer.

Como diz o título, aprenda a comer bem, para respirar melhor.

 

Rita Andrade